Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico

Novo exame de DNA de HPV chega ao SUS

Um avanço importante na prevenção do câncer do colo do útero. Com o novo teste, é possível identificar o vírus causador da doença de forma mais precoce e precisa.

DNA de HPV: um novo avanço na prevenção do câncer do colo do útero

O exame de DNA de HPV é um teste moderno que detecta a presença do Papilomavírus Humano (HPV), principal causa do câncer do colo do útero.

Ele é mais sensível que o Papanicolaou, pois identifica o vírus antes mesmo de surgirem alterações nas células.

Aos poucos, esse exame está sendo incorporado pelo SUS como exame primário de rastreamento. Enquanto isso, o Papanicolaou continua indispensável e deve ser mantido em dia.

Quem deve fazer o exame?
Mulheres de 25 a 64 anos, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Ainda não. O novo exame será implementado gradualmente nas unidades de saúde.

Até lá, o Papanicolaou continua sendo o exame de referência e deve ser feito a cada três anos.

O Papanicolaou pode ser feito gratuitamente no Instituto de Prevenção do Hospital Amaral Carvalho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, pelo telefone (14) 3602-1241.

As UBSs também oferecem o exame preventivo conforme o calendário de atendimentos.

O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) comemora 29 anos em 2025 e desempenha papel fundamental na detecção precoce e tratamento do câncer em mulheres.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV, vírus transmitido por contato sexual.

Cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas terão contato com o vírus em algum momento da vida.

Na maioria dos casos, o corpo elimina o HPV naturalmente, porém, quando a infecção persiste, pode causar lesões que evoluem para o câncer.

Fonte: INCA

Se faz mais de 3 anos que você não realiza o exame preventivo, agende uma consulta.

O Papanicolaou é o principal exame para prevenir e detectar precocemente o câncer do colo do útero, identificando lesões antes mesmo do surgimento de sintomas. É indicado para mulheres a partir dos 25 anos e que já iniciaram a vida sexual.

O exame é realizado gratuitamente no Instituto de Prevenção do Hospital Amaral Carvalho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Agendamentos pelo telefone (14) 3602-1241.

O programa também investiga outros cânceres ginecológicos, como o de endométrio, por meio de exames como a histeroscopia.