Curso de oncoplastia realizado no HAC atualiza mastologistas de todo o país

O curso visa aumentar significativamente o número de médicos mastologistas especialistas em oncoplastia e é realizado apenas em dois locais do Brasil, sendo o HAC um deles.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) oferece o Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, em pareceria com o Hospital Amaral Carvalho (HAC). A SBM promove esse curso em apenas dois locais no Brasil, aqui no HAC e também em Goiânia, no Hospital Araújo Jorge.

“A SBM buscava desenvolver esse curso em hospitais com estrutura para criar verdadeiros centros de formação em oncoplastia, e o Hospital Amaral Carvalho ofereceu as condições ideais para que essa parceria fosse concretizada, ofertando assim um grande salto para a carreira de mastologistas de todo o Brasil, e ainda contemplando pacientes do nosso Hospital”, explicou Dr. Ailton Joioso, mastologista coordenador local do curso.

A oncoplastia é um dos ramos que hoje está implementado na prática diária do tratamento de câncer de mama, visando minimizar as deformidades e as agressões físicas e psicológicas que podem ocorrer durante o tratamento. É uma nova forma de tratar esse tipo de câncer, onde busca-se evitar a mutilação agressiva e visa reconstruir e reparar o dano que não pode ser evitado.

“Esse novo olhar da oncoplastia é um caminho sem volta, entendemos como obrigação da área essa evolução essencial para promover melhores resultados e proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes. E estamos em uma crescente: há oito anos, as reconstruções feitas no Brasil eram de 8%. Hoje, estamos perto de 32%”, enfatizou Dr. Maurício Resende, mastologista coordenador nacional do curso.

O curso tem como principal objetivo aumentar significativamente o número de médicos mastologistas especialistas em oncoplastia, para que mais cidades do Brasil possam contar com essa solução avançada e assim levar qualidade de vida a mais mulheres acometidas pelo câncer de mama.

A oncoplastia

A oncoplastia mamária é a cirurgia plástica realizada durante o procedimento de retirada de tumor mamário, permitindo assim que aconteça a reparação imediata da mama acometida. Nesse procedimento, o seio saudável pode passar por reparos para garantir a simetria das mamas.

Já a reconstrução mamária acontece quando há a perda parcial ou total da mama, geralmente feita meses após a mastectomia, com foco na reposição do volume perdido e não necessariamente na estética das mamas. Esse procedimento não envolve a mama saudável.

“A mama é um órgão de identificação da mulher, da feminilidade. Muitas vezes, quando a paciente passa pelo câncer de mama e é acometida pela retirada parcial ou integral do seio, seu psicológico e autoestima são altamente afetados. Passar por reparos estéticos ainda durante a retirada do tumor é essencial para a recuperação psicológica e social da paciente”, conta Dr. João Ricardo Paloschi, coordenador local do curso.

Luciana Veloso Florencio, 42 anos, de Itapeva/SP, começou sua batalha contra o câncer de mama em setembro de 2021. Em julho de 2022, passou pela oncoplastia pela equipe do 4º Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária realizado aqui no HAC. ‘’Eu tinha medo de precisar passar por duas cirurgias, a de retirada do tumor e outra para reconstruir, e confesso que se fosse o caso, não faria. Mas o Dr. Paloschi me deu a ótima notícia que eu tinha todos os pré-requisitos para fazer a oncoplastia. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido e hoje me olho no espelho e me sinto eu mesma”, contou Luciana.

A mastologista Talita Giuzio, de Campinas/SP, decidiu se inscrever no curso para poder oferecer melhores resultados para suas pacientes. “Poder unir o tratamento oncológico com a estética é poder proporcionar mais esperança para as mulheres nessas condições”, disse a aluna do 4º curso.

Como se inscrever

O curso é destinado para mastologistas de todo o Brasil que buscam se especializar em oncoplastia, e visam oferecer qualidade de vida para seus pacientes.  Está sendo realizado atualmente no 4º Curso. Cada turma é composta por 12 mastologistas, ou seja, até o momento, o curso especializou o total de 48 mastologistas em oncoplastia. 

Para fazer parte do próximo curso, basta procurar a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), para receber as informações e poder se inscrever. Os 12 médicos de cada turma são selecionados de acordo com avaliação curricular.

Thais Moraes