Programa de
Prevenção do Câncer Ginecológico

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil teve 6.540 novos casos de câncer uterino em 2020, sendo 1.944 casos fatais (Atlas de Mortalidade por Câncer). O câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres brasileiras.

O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) comemora 26 anos em 2022 e desempenha papel fundamental na detecção precoce e tratamento do câncer em mulheres.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), transmitido por relações sexuais desprotegidas. A infecção pelo vírus é bastante comum. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 80% das mulheres sexualmente ativas terão contato com o vírus causador do câncer ao longo da vida.

No entanto, as lesões causadas pelo HPV, quando não diagnosticadas e tratadas, podem evoluir para o câncer.

O exame que diagnostica o câncer do colo do útero é o Papanicolaou, realizado gratuitamente pelo programa de prevenção do HAC.

Outro câncer ginecológico abordado pelo programa é o câncer no endométrio. Alguns exames que permitem a visualização do útero podem auxiliar no diagnóstico desse tipo de câncer. A histeroscopia é o principal deles, que também é realizado pelo programa.

Para passar por consulta no programa, é preciso agendar o atendimento:
Instituto de Prevenção Ginecológica – R. Rui Barbosa, 374
Telefone: (14) 3602-1241 ou (14) 3602-1398
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h