Câncer do endométrio: tudo o que você precisa saber

Conheça os fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de endométrio, além dos serviços oferecidos pelo Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico.

O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) comemora 26 anos em 2022 e desempenha papel fundamental na detecção precoce e tratamento do câncer em mulheres.

Em última análise do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil teve 6.540 novos casos de câncer uterino (2020 – INCA), sendo 1.944 casos fatais (2020 – Atlas de Mortalidade por Câncer).

O útero é dividido em duas partes principais: a superior e o colo, que é a extremidade inferior do útero que se estende até a vagina. O corpo do útero possui, ainda, duas camadas: a externa do músculo, chamada de miométrio, e a interna (ou revestimento) chamada endométrio, local acometido pelo câncer do endométrio, tema deste artigo.

 

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer do endométrio são: obesidade, diabetes, predisposição genética, falta de ovulação, menarca precoce (primeira menstruação), menopausa tardia, tratamentos hormonais para a menopausa, nuliparidade (nunca ter engravidado), uso de radiação para tratamentos na região, síndrome do ovário policístico, síndrome de Lynch e hiperplasia endometrial. Dieta com elevada carga glicêmica ou com muitos produtos processados também aumentam o risco para esse e outros tipos de câncer.

Sintomas

O sintoma mais comum do câncer de endométrio é o sangramento vaginal anormal, ou seja, quando acontece fora do ciclo menstrual correto, ou se o fluxo sanguíneo está mais intenso. Para mulheres que já se encontram na menopausa, qualquer sangramento após um ano deve ser considerado fora do normal. Outro sintoma que pode sugerir a doença é a dor pélvica, cansaço excessivo, perda de peso e de apetite.

Diagnóstico e tratamento

Alguns exames que permitem a visualização do útero podem auxiliar no diagnóstico do câncer do endométrio. A histeroscopia é a principal delas.

As pacientes de câncer do endométrio podem passar por diferentes tipos de tratamento, dependendo do estadiamento da doença e das condições da paciente. Os tratamentos mais comuns são: cirurgia (remoção do câncer por meio de procedimento cirúrgico), radioterapia e quimioterapia.

Prevenção

A principal forma de prevenir qualquer tipo de câncer é manter-se saudável com relação à alimentação e atividade física, evitando assim vários fatores de risco. E para identificar precocemente o câncer do endométrio, manter a rotina de visitas ao ginecologista é primordial, além de observar constantemente qualquer anomalia em seu ciclo menstrual.

Serviço

As mulheres com câncer de endométrio são atendidas junto à equipe ginecológica do HAC. Para mulheres residentes em Jaú, o hospital possui o programa de Prevenção do Câncer Ginecológico e o Centro de Histeroscopia, que realiza o exame nas mulheres que possuem sintomas indicativos para esse câncer.

O HAC é referência no tratamento oncológico e atende cerca de 70 mil pacientes por ano de todo o Brasil. São mais de um milhão de procedimentos e 17 mil cirurgias realizadas anualmente.

O Instituto de Prevenção Ginecológica do HAC fica na Rua Rui Barbosa, 374. Para mais informações ligue: (14) 3602-1241 ou (14) 3602-1398.