As principais dúvidas sobre o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A estimativa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de que o câncer de próstata corresponda a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino para o triênio 2020-2023.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A estimativa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de que o câncer de próstata corresponda a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino para o triênio 2020-2023.

 

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, que fica localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra.

 

O que é o câncer de próstata?

O câncer é causado pelo crescimento descontrolado de células. O tumor de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta. Mas, em alguns casos, podem crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos.

 

Quais são os principais fatores de risco?

Idade: o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove tem mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo pai ou irmão que teve câncer.

Raça: homens que se enquadram na raça negra.

 

 

Quais são os sinais e sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas.

 

Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, a procura de nódulos.

 

Exame de PSA: é um exame de sangue utilizado para rastreio de câncer de próstata, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem indicar a presença de doenças da próstata.

 

Homens sem sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?

Sim. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens façam exames de próstata periodicamente a partir dos 50 anos para quem não possui histórico familiar, e 45 anos para quem possui fatores de risco.

 

O tratamento do câncer de próstata causa impotência?

Em alguns casos, a cirurgia pode afetar os nervos que rodeiam a próstata e que controlam a ereção peniana. A localização,  tamanho do tumor e o tratamento são variantes consideráveis que podem ou não causar essa sequela. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial.

 

Todos os casos de câncer de próstata precisam de cirurgia?

Não. O tratamento indicado pelo seu médico vai levar em consideração a idade do paciente, tamanho e estadiamento do tumor, sinais e sintomas apresentados, entre outros fatores. São opções de tratamento: cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, ou mesmo observação vigilante.